Um dos meios de comunicação mais amados pelos brasileiros tem sua data celebrada no Brasil em 25 de setembro: o Rádio. Uma benquista homenagem ao nascimento de Edgar Roquette-Pinto, considerado o “Pai do Rádio Brasileiro”. Em 1923, Roquete fundou a primeira emissora do país, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Era uma fase experimental do veículo, sem grandes avanços tecnológicos. A primeira transmissão radiofônica em terras brasileiras, no entanto, já havia ocorrido no ano anterior, mais precisamente em 7 de setembro de 1922, na comemoração do centenário da independência brasileira. Na ocasião, uma estação de rádio foi instalada no Corcovado, no Rio de Janeiro, para a veiculação de músicas e do discurso do então presidente Epitácio Pessoa.
Em 1923 e 1924, eram muitas as emissoras entrando em operação. No Rio Grande do Sul, a Sociedade Rádio Pelotense, de Pelotas, foi a pioneira no Sul do país. A partir daí, surgiram muitas emissoras de rádio por todo o Brasil.
Nesta data em que comemoramos o “Dia do Rádio”, proponho uma reflexão sobre o quão importante este advento tecnológico segue sendo para nossa sociedade como um todo.
Desde que surgiu, o Rádio conquista gerações através de sua agilidade na transmissão de informações, bem como na sua facilidade de acesso. Imediatismo, agilidade e dinâmica que seguem presentes até hoje em programas noticiosos e de entretenimento. O Rádio é um meio de comunicação que conquista cada vez mais credibilidade e valor, transformando a forma como se vive em sociedade. Os comunicadores de Rádio, além do papel social que têm na missão de bem informar, são os maiores influenciadores que o mundo já viu, tornando-se verdadeiros “amigos” de cada um de seus ouvintes.
A popularização do Rádio cada vez maior permite à população acesso a conteúdos dos mais diversos segmentos, ganhando espaço especial na vida e no coração dos brasileiros. Primeiro veículo de comunicação em massa no Brasil, o Rádio segue inspirando todos os demais que foram surgindo, servindo inclusive de fonte jornalística para a televisão, para os jornais, para os portais de notícia e para as redes sociais.
Sendo um dos meios de comunicação com maior alcance do mundo, o Rádio eleva cada vez mais o seu protagonismo ao longo do tempo, consagrando-se como campeão em credibilidade dentre todos os meios existentes no Brasil, segundo recentes pesquisas.
Hoje estando presente nas mais diversas plataformas, o Rádio pode ser ouvido onde o consumidor quiser! Em casa, no carro, no trabalho. Através do aparelho tradicional, através de sites, através de aplicativos. Nenhum outro meio consegue estar tão presente na vida das pessoas como o Rádio, que presta seu serviço inclusive nos locais mais longínquos que existem, mesmo onde não há sinal de televisão ou de internet.
Os anos passam, as tecnologias avançam, mas há algo que não muda com o tempo: a presença marcante do rádio na vida das pessoas!
Fonte: SindiRádio