engajamento

O engajamento dos ouvintes é fundamental para o sucesso da rádio. Afinal, quando o ouvinte se identifica com a programação, ele se sente parte da rádio e tem suas expectativas atendidas. Por isso, alguns pontos devem ser levados em consideração para melhorar a interatividade dos ouvintes e esse engajamento pode ser feito por aplicativos, redes sociais, telefone ou site da rádio. Confira, no artigo de hoje, cinco dicas para melhorar o engajamento dos ouvintes. Acompanhe:

  1. Conheça sua audiência

O perfil dos ouvintes varia de acordo com o horário e o dia da semana, por isso a programação deve estar de acordo com os ouvintes de cada horário. Também é importante traçar a persona, um exemplo de pessoa, que está escutando cada programa. É alguém que está indo de casa para o trabalho e quer se informar, alguém que está estudando e quer uma música para relaxar? Definir a persona é essencial para criar um conteúdo que promova engajamento.

  1. Crie ações personalizadas para cada canal

É possível melhorar a interação com a audiência com base em mensagens. Durante o programa, você pode separar um tempo para ler as mensagens dos ouvintes. Isso pode ser feito através de perguntas aos ouvintes. E as perguntas serão respondidas através do aplicativo da rádio. Alguns exemplos dessas perguntas são para datas especiais como: “Qual a melhor forma de comemorar o dia do amigo?” ou “O que você quer ganhar de Natal?”

Ou também, em dias em que não há comemorações especiais, as perguntas para a audiência podem ser variadas, desde “quais são as três palavras que definem o seu dia” até “agradeça a uma pessoa especial”.

A ideia primordial de ler as mensagens dos ouvintes é abrir esse canal de comunicação. Assim, os ouvintes aprendem a mandar mensagens para a rádio e você poderá receber mensagens elogiando a programação ou até mesmo fazendo alguma crítica.

  1. Pelas Redes Sociais

Para aumentar a interação com os ouvintes através das redes sociais, como o Facebook, é necessário que a página da rádio seja atualizada com bastante frequência. Uma ótima maneira de aumentar a comunicação pelo Facebook é criar conteúdo que estimulem o compartilhamento por parte dos ouvintes, por exemplo, uma notícia ou um vídeo estendido de alguma entrevista que foi ao ar. Essas ações devem ter uma frequência definida, por exemplo, duas vezes por dia. Dessa forma, os ouvintes criam o hábito de compartilhar e acompanhar as postagens da página.

E se lembre, o ideal é que o conteúdo não fique inteiro dentro das redes sociais, apenas uma chamada e no caso de notícia, o primeiro parágrafo, por exemplo, com um link que leve diretamente ao site. Isso gera acessos no site da emissora, que pode levar o ouvinte a ler outros conteúdos e permanecer no seu site.

  1. Através do Telefone

Há várias maneiras de engajar o público pelo telefone. Uma delas é fazer sorteios em que o primeiro que ligar ganha o prêmio. Outra maneira é fazer uma brincadeira de perguntas e respostas com o ouvinte, se ele acertar três perguntas poderá pedir a sua música.

  1. Pelo Site

Uma das maneiras de criar uma promoção através do site da rádio é ter uma página de pedidos de música. Para completar o pedido de música, deve haver um formulário no qual o ouvinte preenche informações sobre ele. Dessa forma, fica mais fácil conhecer o perfil do seu ouvinte e ele ainda pode dedicar uma música especial para quem quiser.

Engajar o ouvinte é de extrema importância para o sucesso das rádios. Quando os ouvintes participam e pedem por músicas e prêmios, a popularidade da sua rádio aumenta. Ter interação com a maior quantidade de ouvintes pelo canal de preferência deles é a melhor maneira de ter uma boa comunicação com o seu público.
Então, já pensou de que maneira irá engajar mais os seus ouvintes?

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